Composição Corporal - A melhor dica para perder peso

Composição Corporal

Olá Pessoal!!!

Antes de começar este post, gostaria de lembrar-vos que, não tenho formação na área nutricional. Aprendo em minhas consultas com a nutricionista e em palestras e videios de muitos médicoso o que se diz respeito á nutrição, muda a velocidade da luz. Ok, eu exagerei......kk. Mas, a verdade é que muita coisa que temos como verdade hoje, amanhã descobrimos que não é bem assim.

O leite por exemplo, quem me segue na PAGINA do Face, viu uma publicação que fiz sobre o leite. Em alguns estudos, não foi encontrado relação entre ingestão de cálcio através de laticínio e saúde óssea. Dá pra acreditar?

Outro exemplo, é o IMC, Índice de Massa Corporal. Ainda hoje, numa consulta com nutricionista, a primeira coisa que nos fazem é, medir o IMC. Mas, se observarmos os  cálculos do IMC, tudo o que ele precisa é saber a nossa altura e peso e, entre multiplicações e divisões, lá se chega a um valor de gordura corporal que, hoje pesquisadores afirmam não ser a medida mais precisa.

Temos que nos manter sempre bem informados, a cada dia, há novas pesquisas que nos dizem sobre os efeitos de diferentes tipos de alimentos.

Por isso, a importancia de saber a nossa composição corporal. Há muitas maneiras de o fazer, e a melhor delas é ir até um nutricionista. Mas, como já falamos AQUI, nem sempre podemos ter este acompanhamento semanal, seja por motivos financeiros ou por horários.  A dica, é ter uma balança que faça essas medições. Mas, é importante falar que o peso que vemos na balança não é o mais importante.

Já tive consultas com a nutri em que fiquei infeliz com o peso enquanto ela dava-me os parabéns. Porquê? É simples, nós só olhamos para o peso, fazemos o mesmo que o IMC.

Para ficar mais fácil, fiz uma classificação de tudo o que hoje, vejo como importante quando decidimos cuidar de nossa saúde.

 

1 - Gordura Visceral

Umas das coisas mais importantes que descobri em minha primeira consulta de nutrição, foi sobre a gordura visceral.

Esta gordura está envolta de alguns órgãos como o coração, rins, fígado, intestinos, estômago e pâncreas. E a função desta gordura é proteger os órgãos do aparelho digestivo.

Mas, esta gordura, produz hormonas e substâncias que aumentam a reação inflamatória no corpo e por isso, se estiver superior ao limite, pode causar sérios riscos á saúde como, AVC, aumento  do colesterol mau e pressão arterial.

Como descobrir: A melhor maneira é um nutricionista. Mas para ter uma noção mais rápida, pegue numa fita métrica e messa a circunferência abdominal. Homens deve ter 90cm enquanto mulheres 80cm.

Como tratar: Esta gordura não é fácil de perder, por isso, exercício físico é fundamental, além de alimentos com pouca gordura e açúcar.

 

2 - Massa Magra e Massa Muscular

Tudo o que não é gordura é massa magra, como, órgãos, ossos, ligamentos, tendões, líquidos corporais.

Também a massa muscular faz parte da massa magra, que é muito importante para alcançar o peso desejado. Como tudo isso pesa muito, daí o motivo para não nos focarmos só na balança.

Para vocês, pode ser história antiga, mas eu, não fazia ideia de que se eu quero perder peso, a melhor maneira é ganhar massa muscular. Isso porque, os músculos precisam de energia para trabalhar, por isso, quanto mais músculos, menos gordura!

Isso é muito importante saber, porque muitas dietas loucas que prometem perder peso rápido, faz com que se perca massa muscular e não gordura. A questão é, quando você chegar no "peso desejado", além da pele, que como um tecido vivo que é, não ter tido tempo de voltar, o que haverá debaixo da pele para dar forma ao corpo?

Como descobrir: Mais uma vez, numa avaliação física, seja no ginásio ou nutricionista, ou com uma balança que faça essas medidas!

Como ganhar:

- Ovos! Comam alguns ovos por dia. Já á algum tempo foi desmistificado a ideia de que o ovo provoca colesterol. O ovo é a melhor proteína que há. Além de conter muito cálcio, ferro, fósforo, zinco, vitamina B6, B12, entre outros. E na gema, está, todas as vitaminas do ovo. Como eu falei no post Minha Alimentação, estou ingerindo mais proteínas e carboidratos nas primeiras refeições do dia. Por isso, deixo uma dica, comer ovos no pequeno almoço é saboroso, ajuda a diminuir a fome antes do almoço e é ótimo para ganhar massa muscular

- Outros alimentos são o peito de frango, azeite, salmão, feijão e água. Além de exercícios físicos com carga.

 

3 - Massa gorda

Há dois tipos de massa gorda, uma delas é a gordura visceral que já falamos acima e a outra é a gordura subcutânea.

Esta é aquela gordura que mais facilmente se vê e podemos toca-la. Localiza-se nos braços, barriga, coxas, e por ai vai....

Como tratar: Exercícios de alta intensidade é vida!! Além das regras básicas, comer de 3 em 3 horas, beber muita água, pouco açúcar e gordura.

 

 

Concluindo, a melhor forma de perder peso e cuidando da massa muscular. Quando essa for a nossa preocupação, e não o numero da balança, mas rapidamente nossas medidas irão se transformar. Deixando para trás o perigo da massa gorda.

 

Se vocês gostaram dessas dicas, compartilhem! De um clique cá ao lado!

 

Beijos e até Logo!

{jacomment on}

Gostou deste artigo? Partilhe com os amigos: